A HISTÓRIA E ORIGEM DO “HALLOWEEN”

0 Flares 0 Flares ×

01 NOVEMBRO – DIA DE COMEMORAR O “VELHO” ANO NOVO E O INVERNO EUROPEU

Featurette.HalloweenCandy

Quando você pensa em “Halloween”, o que vem em sua mente? Doces ou Travessuras? Abóboras, Máscaras, Bruxas, Fantasmas?
Como surgiu este costume?
Os doces ou travessuras, os costumes, as fantasias usadas no Halloween, os cartões, as máscaras etc são uma cultura americana que vem se espalhando no mundo inteiro. A festa mais popular nos Estados Unidos depois do Natal.
Provavelmente vem em sua mente um costume dos americanos com crianças se divertindo com “doces ou travessuras” (“trick-or-treating”), adultos com fantasias de bruxas, fantasmas, caveiras, máscaras assustadoras representado os mortos e, claro, as tradicionais abóboras.

Mas você conhece a conexão do Cristianismo com este dia sagrado?
As origens do ” Halloween ” são de antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, Escócia e etc. Para os Celtas o dia 1º de novembro marcava o início do Ano Novo e a chegada do inverno. Na passagem do Ano Novo eles celebravam o festival de “Samhain”, o Lorde da Morte.
Nesta comemoração os Celtas acreditavam que as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam por todo o ambiente, incluindo também os fantasmas e bruxas.
A fim de espantar os espíritos considerados maus, eles usavam máscaras, faziam pequenas fogueiras e esculpia o nabo (naquela época utilizavam o nabo no lugar da abóbora) colocando no mesmo uma chama.
Quando os Romanos conquistaram os Celtas eles assimilaram o festival de Samhain. Adaptaram à sua cultura e dentre diversas mudanças, uma em especial, foi que passaram a tomar cidra neste dia. Tradição esta que pode nos parecer familiar, pois em nossa passagem de ano é tradição também tomar cidra.
Em 835 o Papa Gregório IV transformou a celebração de Samhain para a comemoração do dia de todos os Mártires e mais tarde para o dia de Todos os Santos, que naquela época era comemorada no dia 13 de maio e passou para 1º de novembro.
A noite anterior (31 de outubro) ficou então conhecida como “All Hallow’s Even” ou “Holy Evening”. Eventualmente a palavra foi encurtada para ” Halloween ” (Hallow = Santificar).

No dia 2º de novembro a Igreja celebrava o Dia de Finados com o propósito de lembrar os mortos, orando pelos mesmos, a fim de ajudá-los em caso de estarem no purgatório. Muitos destes costumes são agora associados ao ” Halloween ” como, por exemplo, o costume de ir de porta em porta pedindo doces (comida). Este costume era praticado na Irlanda centenas de anos atrás e para os que davam comida, a promessa de prosperidade era oferecida, e para os que não davam, a má sorte iria persegui-los.

Em 1800 um grupo de imigrantes Irlandeses que foram para os Estados Unidos, levaram com eles o tradicional “doces ou travessuras” do inglês “trick-or-treating” e também o hábito de esculpir a abóbora, que originalmente era esculpido em um nabo, mas quando os Irlandeses
descobriram a abóbora passaram a usá-la por ser melhor.

No Brasil, nos últimos anos, o hábito de crianças irem de porta em porta pedindo “doces ou travessuras” vem mostrando uma tendência que esta tradição também vai se enraizar no Brasil. Nos Estados Unidos as crianças também pedem dinheiro, que é levado para ONGs que distribuem alimentos para crianças pobres.

Já o costume de esculpir a abóbora no Brasil se restringe em alguns locais que promovem reuniões e festas de comemoração do ” Halloween “. Nos Estados Unidos quase todas as residências tem uma abóbora esculpida colocada na varanda para comemorar o dia 31 de outubro, e serve para espantar os maus espíritos que possam estar vagando como alma traiçoeira.

Podemos dizer que desejar “FELIZ HALLOWEEN” é desejar que você fique livre dos maus espíritos que possam interferir no seu dia-a-dia.

FELIZ HALLOWEEN !!!
Obrigada pela visita!
Tatiana França

Fonte: http://sjpj.zip.net

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Posted on: 30 de outubro de 2014, by : Tatiana França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *