ORGANIZANDO A PAPELADA!

0 Flares 0 Flares ×

ORGANIZANDO A PAPELADA!

As pilhas de papel estão dominando a entrada da sua casa ou a mesa do seu escritório? Se sua resposta for sim, crie um sistema para organizar a papelada, antes que saia de controle. É simples, e é um dever, se você quer ter sua vida em ordem. Eu desafio você a criar um sistema similar em sua casa! É super fácil. Você também pode fazer!


p1

SEU DESAFIO:
Criar um espaço em sua casa ou escritório, inteiramente dedicado aos papéis que chegam.

DESIGNAR UM ESPAÇO:
A primeira coisa que você precisa fazer é designar um espaço para a sua “organização de papéis”. Poderia ser em sua cozinha, escritório, ou quarto. Pense sobre onde você normalmente abre suas correspondências e onde elas acabam se acumulando.

AGRUPE SEUS ITENS EM CESTINHAS OU CAIXAS:
• Analisar
• Arquivar
• Contas
• Revistas e Jornais

COMO FUNCIONA:
Quando as correspondências chegam a sua casa, você tem duas opções: analisar assim que chegarem ou deixar de lado e olhar quando tiver tempo. A melhor opção é analisar imediatamente, jogando fora o que for lixo. Se você fizer isso, você terá eliminado 75% do problema. Não tem tempo? Jogue o que for lixo imediatamente. Coloque o resto dos papéis nas cestinhas ou caixas. Assim que tiver um minuto, analise-os.

CLASSIFIQUE SEUS PAPÉIS:

AÇÃO: Toda a documentação que você precise tomar alguma providência tem de ir para esta caixa: agradecer um cartão, confirmar presença em um evento, cancelar assinatura, alterar endereço etc. Separe um dia por semana para tomar medidas sobre todos esses papéis.
ANALISAR: Esta caixa deve ser designada para os papéis que ainda não foram resolvidos completamente. NÃO coloque lixo nesta caixa.
ARQUIVAR: Qualquer papel a ser arquivado pode ser colocado nesta caixa. Separe uma meia hora a cada semana para o arquivo.
CONTAS: Abra todas as contas. Verifique a data de vencimento. Jogue os envelopes fora. Coloque as contas na área designada para elas.
LIXO: Jogue fora imediatamente o que for lixo. Leva apenas alguns segundos para analisar o que não serve.
REVISTAS: Todas as revistas e catálogos devem ir para esta caixa. No final de cada mês, separe o que você não quer manter e recicle. Organize as revistas que você gostaria de manter em revisteiros.

ARQUIVAMENTO:
Eu arquivo os meus documentos da seguinte maneira: uma pasta sanfonada por ano. Dentro dela eu divido por tipo de documento.
O modo de arquivar é muito pessoal, por isso, escolha o que melhor funciona para você e mãos à obra!

DOCUMENTOS IMPORTANTES:
Tenha todos os documentos importantes em uma única pasta. Alguns deles:
• Certidões: nascimento, casamento, óbito
• Escrituras e Registros de Bens
• Apólices de seguros
• Passaportes
• Cartões do INSS
• Certificado de Reservista
• Título de Eleitor
• Cópia de TODOS os documentos citados acima e mais: RG, CPF, Carteira de Habilitação (nunca se sabe quando iremos precisar)

No próximo post falarei sobre o período de conservação dos documentos.
Espero que estas dicas ajudem você a se livrar da papelada diária que chega até você.

Ótima organização!
Obrigada pela visita!
Tatty França

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Posted on: 1 de novembro de 2014, by : Tatiana França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *